12 dicas essenciais para realizar uma boa pintura

12 dicas essenciais para realizar uma boa pintura

  1. Antes de pintar qualquer superfície, certifique-se de que ela esteja corretamente preparada.
  2. O esquema de pintura selecionado, deve ser adequado ao tipo de superfície e condições do ambiente ao qual a pintura será exposta.
  3. Evitar a aplicação de produtos em áreas externas, em períodos chuvosos, quando da ocorrência de ventos fortes, sob insolação direta, ou quando houver condensação de água na superfície. Recomendamos que a temperatura atmosférica esteja acima de 10º C e abaixo de 40º C, e a umidade relativa do ar inferior a 85%.
  4. Nunca utilizar CAL como fundo de pintura. Sobre caiação, eliminar as partes soltas ou sem aderência, remover o pó e aplicar, previamente ao esquema de pintura, uma demão de Fundo Preparador de Paredes.
  5. Não se recomenda realizar retoques sobre a pintura. Nas situações que necessitem de retoque, deve-se executar um processo de repintura de toda a superfície.
  6. Antes da aplicação, misturar bem a tinta até sua perfeita homogeneização.
  7. Diluir o produto conforme recomendação do fabricante (diluente e proporção), seguindo o método de aplicação (pincel, rolo ou revólver) recomendado.
  8. Na aplicação, espalhar bem o produto para maior uniformidade, evitando escorrimentos e depósitos excessivo de tinta.
  9. A camada adequada e final, deve ser obtida por sucessivas aplicações (demãos).
  10. Observar sempre, a recomendação do tempo de secagem entre demãos.
  11. Os trabalhos de pintura devem der executados sob boas condições de iluminação e ventilação.
  12. A pintura recém executada deve ser protegida contra a incidência de água, poeira e de contatos acidentais durante o tempo de secagem total do produto.